Nesta segunda feira, 8 de julho, a UFRJ vivenciou um momento histórico ao realizar a  cerimônia de transmissão do cargo de Reitor, no seu auditório do Centro de Tecnologia. Assume, pela primeira vez em quase 100 anos, uma reitora, a professora Denise Pires de Carvalho, formada em Medicina pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo IBCCF e pós-doutorado pelo Hôpital de Bicêtre (Paris) e pelo Universitá Degli Studi di Napoli (Itália). A cerimônia reuniu mais de 1.200 pessoas entre docentes, discentes, técnico-administrativos, parlamentares e dirigentes de instituições científicas entre outras autoridades.

Na abertura da cerimônia, o reitor Roberto Leher, afirmava a celebração do fortalecimento da autonomia da universidade frente ao processo de consulta, nomeação e posse da reitora.

As entidades que se pronunciaram, destacavam a importância da presença feminina à frente da instituição e a necessidade de resistência para enfrentar as adversidades que podem trazer a conjuntura política e econômica brasileira.

Entre os representantes das entidades presentes destacamos o professor Luiz Davidovich,  do Instituto de Física da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), profa. Doris Rosenthal , professora pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Endócrina, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ , representantes dos sindicatos dos técnico-administrativos (Sintufrj), Neusa Luzia Pinto, dos professores Maria Lúcia Werneck Vianna (Adufrj),  e do movimento estudantil da UFRJ, Natália Borges (DCE Mário Prata) e Alice Matos de Pina (Associação de Pós-Graduandos) .

Ao final, o reitor da UFRJ Roberto Leher felicitou a nova reitora, Denise Pires de Carvalho e entregou a medalha de honra da reitoria. Em seu discurso, Denise agradece e parabeniza Leher pelo fortalecimento da democracia na instituição, fala do seu objetivo de colocar a UFRJ entre as melhores universidades da América Latina, como meta, reduzir as taxas de evasão na Universidade, assumiu o compromisso com as políticas de assistência estudantil e apresentou sua equipe de pró- reitores:

Graduação (PR-1): Gisele Pires, professora associada da Faculdade de Medicina;

Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2): Denise Freire, professora titular do Instituto de Química e coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Microbiana;

Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3): Eduardo Raupp , professor associado do Instituto Coppead de Administração;

Pessoal (PR-4): Luzia Araújo, servidora técnico-administrativa vinculada ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho;

Extensão (PR-5): Ivana Bentes, professora titular e diretora da Escola de Comunicação;

Gestão e Governança (PR-6): André Esteves, servidor técnico-administrativo reconduzido ao cargo;

Políticas Estudantis (PR-7): Roberto Vieira, servidor técnico-administrativo e ex-superintendente executivo de Acesso e Registro;

Prefeitura Universitária: Marcos Maldonado.

Foto: Artur Moês - Coordcom/UFRJ