Por Fórum de ciência e cultura

A pandemia de COVID-19 impôs mudanças radicais a toda a sociedade e a UFRJ buscou se adaptar às novas necessidades do ensino remoto, ampliando a quantidade de informações disponibilizadas remotamente. Uma das pioneiras na disponibilização de e-books para a comunidade acadêmica, a UFRJ oferece hoje, de forma perpétua, mais de 75 mil livros eletrônicos de diversas áreas do conhecimento e também assina três bases de dados, que podem ser acessadas por professores, alunos e técnico-administrativos que possuam vínculo formal ativo com a instituição.

Além do acesso a diferentes bases de dados, a UFRJ faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e tem acesso integral ao Portal de Periódicos CAPES, que também oferece mais de 300 mil livros digitais e cerca de 50 mil títulos de periódicos, além de 460 bases de dados. Tudo pode ser acessado remotamente pela comunidade acadêmica da UFRJ, que deve se cadastrar na Intranet da Universidade.

Continuidade da pesquisa científica de forma remota

“O apoio bibliográfico digital é fundamental para o ensino e desenvolvimento da pesquisa, não só nesse momento pandêmico com suas restrições preventivas, mas também pela facilidade de uso, diversidade, atualidade. O leque é diverso e qualificado”, afirmou Paula Mello, coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI), órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e que gerencia as 44 bibliotecas da Universidade.

“Com a nossa biblioteca digital de e-books aliada às edições de acesso aberto e ao Portal Capes, estamos conseguindo atender aos usuários remotamente, com acesso ilimitado 24 horas por dia, sete dias da semana. É um esforço para contribuir com as aulas remotas e as pesquisas", completou Paula Mello.

A equipe do SiBI também realizou uma prospecção de livros digitais gratuitos de editoras acadêmicas. Foram disponibilizados mais de 2.500 títulos que podem ser acessados aqui.

Faz parte da comunidade acadêmica e está com dificuldades para acessar esse rico acervo eletrônico? Envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..