O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é um instrumento básico para orientar o desenvolvimento da Universidade, nos próximos 10 anos, nos planos físico-territorial e patrimonial.

Assim como as cidades, a instituição requer um planejamento adequado e racional de uso para todas as áreas e todo o patrimônio dos quais é responsável.

Qual o objetivo?

O objetivo principal do Plano Diretor é ordenar a expansão da UFRJ e planejar a destinação e o uso de seus recursos em espaços e instalações. A melhoria da qualidade de vida de quem estuda, trabalha ou apenas circula como visitante na Universidade é a meta a ser alcançada seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor.

Você sabe o que muda na UFRJ com o Plano Diretor 2030?

O novo Plano Diretor da UFRJ, elaborado em um contexto de restrições orçamentárias e adaptações a uma nova realidade acadêmica imposta pela pandemia de COVID-19, busca orientar o desenvolvimento da instituição nos planos físico-territorial e patrimonial, tendo como principal objetivo ordenar a expansão da Universidade e planejar a destinação e o uso de seus recursos em espaços e instalações. O processo de construção do Plano considera as necessidades das comunidades interna e externa com o objetivo de que a Universidade cumpra seu papel na sociedade.

O Plano Diretor 2030 tem como guia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e nove princípios norteadores: visão estratégica e institucional; biossegurança; sustentabilidade socioambiental e econômico-financeira; acessibilidade; integração interna na UFRJ com a cidade; promoção do bem-estar, de convívio e de inclusão social por meio dos espaços físicos; construção coletiva; inovação e experimentação; e transformação digital.

Além disso, foram montados seis grupos temáticos para auxiliar na construção do PD2030: Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos; Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana; Mobilidade e Transporte; Patrimônio e Cultura; Segurança; e Recursos Financeiros, Cessões, Legislação e VivaUFRJ.

Como participar na construção do Plano Diretor 2030?

Consulta Pública à Sociedade

Prazo: 5/7 a 6/8/2021

Consulta Pública à Comunidade UFRJ

Prazo:  28/6 a 30/7/2021