Em 2020, a Accucoms está mais uma vez oferecendo 90 dias de acesso gratuito e ilimitado à coleção de periódicos acadêmicos da University of Chicago Press 

 

São 84 títulos em áreas como Ciências Sociais e HumanasArtes, Letras e Música, EconomiaDireito, Ciência Política,Ciências Biológicas, Educação, Geologia e mais.

 

Os 90 dias de acesso gratuito terminam em 05/08/2020.

 

Para ter acesso remoto a https://www.journals.uchicago.edu/ é preciso ter feito o login na rede da sua universidade. Preparamos um tutorial com o passo a passo para acesso remoto.

 

Não conseguiu acessar? Entre em contato conosco: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

Eventos 1 a 7 de junho

 

 

1 de junho de 2020

  

 

Impactos da pandemia na pesquisa em CS

 

Impactos da Pandemia na Pesquisa em Ciências Sociais

Segunda-feira, 01/06/2020

Horário: 14h

https://meet.google.com/ejf-oeyv-xse

 

FGVpapeando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Webinário: PAPeando: a pesquisa não para

Segunda-feira, 01/06/2020

Horário: 15h

https://evento.fgv.br/papeandocpdoc/

*Inscrição necessária

 

Webinário: Bibliotecas brasileiras: avanços e desafios para a universalização do livro, leitura e literatura

Segunda-feira, 01/06/2020

Horário: 16h

http://convite.gife.org.br/webinar-leqt-junho

*Inscrição necessária

 

 leitoressituacaoderua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Encontro marcado: Leitores em situação de rua 

Segunda-feira, 01/06/2020

Horário: 17h

https://www.instagram.com/tshirts_mural/

 

Salaabertacataldo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Sala aberta: Identidade, memória e bibliotecas universitárias: antes livros raros e coleções especiais, patrimônio bibliográfico 

Segunda-feira, 01/06/2020

Horário: 19h

https://www.facebook.com/salaabertaiciufba/

  

 

2 de junho de 2020

 

 

Gestaoeditorialdeperiodicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Lançamento do livro Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 10h

https://www.youtube.com/user/BIBLIOTECASUFSC

 

Acervos virtuais, habitos de leitura e o papel pedagogico das bibliotecas universitarias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Acervos virtuais, hábitos de leitura e o papel pedagógico das bibliotecas universitárias

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 10h

https://zoom.us/webinar/register/WN_CZZ1-NnqSvGjp8NWqUy77Q

*Inscrição necessária

 

Como publicar Emerald

 

Webinar: Como publicar em revistas internacionais

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 11h

bit.ly/webinarggppt

*Inscrição necessária

 

Catalogacao em tempos de pandemia

 

Live: Catalogação em tempos de pandemia: a prática catalogadora sob a perspectiva de diferentes realidades

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 17h

https://youtu.be/V5ASwdHHDuc

 

Arquitetura da info e ux

 

Live: Arquitetura da informação e experiência do usuário

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 18h

https://www.instagram.com/webconcib/

 

 

Respsocarquivobiblio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Ciência da Informação em debate: Responsabilidade Social da Arquivologia e da Biblioteconomia

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 19h

https://abre.ai/ciemdebate

*Inscrição necessária. Evento com certificado.

 

Bibliotecaeterritorio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Biblioteca e território em meio ao isolamento social

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 19h

https://www.youtube.com/channel/UC9c0vdmW6YCTqAaInYnE_Vw/featured

 

Embuscadosfatos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live: Em busca dos fatos

Terça-feira, 02/06/2020

Horário: 19h30

https://www.facebook.com/liene.saddi

 

 

3 de junho de 2020

 

 

 BEGwebinarsJCR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Webinário: BEG Webinars: Conhecendo o Journal Citation Reports (JCR)

Quarta-feira, 03/06/2020

Horário: 14h

https://doity.com.br/beg-webinars

*Inscrição necessária. Evento com certificado.

 

Webinar emerald insight

 

Webinar: Como encontrar pesquisa de qualidade

Quarta-feira, 03/06/2020

Horário: 14h

bit.ly/webinaremeraldinsightpt

*Inscrição necessária

 

Linguagem leitura IBICT

 

Live: Linguagem, leitura e transformação social em tempos de crise

Quarta-feira, 03/06/2020

Horário: 16h

https://youtu.be/gmRRroq1NQk

 

 

4 de junho de 2020

 

 

Educacao infantil e pnld2022

 

Live: Breve diálogo sobre a educação infantil e o PNLD literário 2022

Quinta-feira, 04/06/2020

Horário: 13h30

https://www.youtube.com/channel/UCVyzLxD90f0GdFEG9y81zIQ

 

 Webinario ciencia comunicacao cientifica e inovacao 0406

 

Webinário: Papel da Informação científica e tecnológica no desenvolvimento da pesquisa e da inovação

Quinta-feira, 04/06/2020

Horário: 16h

https://american-chemical-society.zoom.us/webinar/register/WN_2JUVj9-OSvey8X3AFh1prQ

*Inscrição necessária

 

Docente e biblioteca UNIRIO 0406

 

Live: Docente e biblioteca: diálogo em prol do conhecimento

Quinta-feira, 04/06/2020

Horário: 17h

https://www.instagram.com/bibliotecasunirio/

 

  

5 de junho de 2020

  

 

Museu Nacional vive 2020

 

Webinário: Museu Nacional 202 anos: Apresentação do projeto Museu Nacional Vive

Sexta-feira, 05/06/2020

Horário: 11h

http://youtube.com/museunacionalUFRJoficial

 

Almoco CRB3 fake news

 

Live: Almoço com o Conselho: Fake news: o que é? Legislação, mecanismos e ferramentas para indentificá-las

Sexta-feira, 05/06/2020

Horário: 12h

https://www.youtube.com/channel/UCZiQAKWbMW8Gyw0wOtnlaLg

 

Pesquisar é preciso

 

!?Pesquisar é preciso!?: Observatório de opiniões do Núcleo Interdisciplinar sobre Preservação

Sexta-feira, 05/06/2020

Horário: 14h

https://www.instagram.com/pesquisaunirio/

 

Museu Nacional vive 2020

 

Webinário: Museu Nacional 202 anos: Acervos e exposições: perspectivas para um novo museu

Sexta-feira, 05/06/2020

Horário: 16h

http://youtube.com/museunacionalUFRJoficial

 

Roda de conversa: Editoração científica em tempos de crise

Sexta-feira, 05/06/2020

Horário: 16h

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0zuOlmdwVl6Uj4ECjAIOHismNzi4AINrKgQSYdF0yA15rsA/viewform

*Inscrição necessária

 

Importancia das bibliotecas escolares

 

Live: Lei 12.244/2010: a importância das bibliotecas escolares para a educação e para o Brasil

Sexta-feira, 05/06/2020

Horário: 19h

http://facebook.com/crb4regiao

 

 

No Brasil,  o Tratado de Marraqueche foi promulgado após o Decreto n° 9.522, de 08 de outubro de 2018

O Tratado de Marraqueche visa facilitar o acesso à obras publicadas para as pessoas cegas, com deficiência visual ou outras dificuldades de acessar texto impresso.  

Este tratado é o primeiro dedicado exclusivamente ao estabelecimento de normas mínimas em benefício dos usuários de materiais protegidos por direitos de autor, e vem ampliar a disponibilidade de materiais em formatos acessíveis a nivel mundial. 

O Tratado de Marraqueche concede às bibliotecas o direito de converter trabalhos impressos em formatos acessíveis, como o braille, para pessoas com deficiência de impressão sem ter que pedir permissão aos detentores dos direitos.

Atualmente, a Secretaria Especial da Cultura (SECULT) abriu consulta pública para coleta de informações, sugestões e comentários da sociedade, a respeito de minuta de Decreto para a regulamentação do Tratado de Marraqueche.

 

A Consulta Pública está disponível até 24 de julho de 2020

 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Nesse momento em que as instituições estão tendo que adequar as aulas para ambientes virtuais, obter mais recursos didáticos, promover o acesso rápido as fontes de informações da biblioteca para garantir aprendizagem e excelência acadêmica, a EBSCO preparou uma base de dados FANTÁSTICA com conteúdo em Negócios, Administração, Economia, Finanças, Contabilidade e áreas afins que está fazendo muito sucesso entre as melhores instituições do mundo: BUSINESS SOURCE ULTIMATE.

 

A EBSCO está disponibilizando um período de teste (trial) até 31/07/2020.

 

O Business Source Ultimate trabalha como um sólido plano de negócios - oferece uma riqueza sem precedentes de periódicos revisados por pares, textos completos e outros recursos que fornecem informações históricas e tendências atuais nos negócios que estimulam a discussão sobre futuros desenvolvimentos e mudanças no mundo dos negócios.

 

Além disso, a Business traz informações históricas e atuais de empresas e mercados:

 

Comparações entre empresas e industrias

Análise de SWOT

3.507 periódicos e revistas em texto completo ativos

2.112 periódicos em texto completo com revisão por pares

1.435 periódicos em texto completo com revisão por pares e sem embargo

1.103 periódicos em texto completo indexados em Web of Science ou Scopus

 

Acesso ao trial aqui.

 

 

 

 

Em 24 de Maio de 2010, o Congresso Nacional decretou, e o então presidente da época Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a LEI Nº 12.244 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

 

De acordo com a lei, todas as escolas do ensino básico das redes públicas e privadas devem ter uma biblioteca escolar com um profissional bibliotecário responsável pela gestão do espaço e do acervo.

 

A partir da data em que entrou em vigor, a lei teria o prazo máximo de dez anos para ser efetivada. No entanto, de acordo com Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2019 que apresenta dados referentes infraestrutura das escolas públicas, a lei está longe de ser cumprida, uma vez que “45,7% CONTAM COM BIBLIOTECA OU SALA DE LEITURA”.

 

Nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública são apresentados os seguintes dados: 48 % das escolas possui Biblioteca e/ou sala de leitura; 27,3% possui só biblioteca; 14,5 % só possuem sala de leitura ; 6,3% das escolas têm Sala de leitura e biblioteca.

 

Já nas escolas de Ensino Médio da rede pública os dados se revelam da seguinte forma: 85,7%; das escolas possuem Biblioteca e/ou sala de leitura; 53,8%; possuem biblioteca ; 20,6% tem só sala de leitura; 11,3% das escolas têm sala de leitura e biblioteca.

 

Vale ressaltar que a referida lei fala na obrigatoriedade da biblioteca de escolar, e não de sala de leitura, local que não necessariamente será gerenciado por um bibliotecário, e, além disso, não se caracteriza por ter coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

 

Que o apoio a favor do cumprimento da lei 12.244 não seja apenas dos bibliotecários e outros profissionais que atuam em bibliotecas, mas que haja um engajamento de toda a sociedade.

 

 

 

 

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