Os símbolos de acessibilidade são de extrema importância quando falamos de inclusão social.

Símbolos são "representações gráficas que, através de uma figura ou forma convencionada, estabelecem a analogia entre o objeto e a informação de sua representação, e expressam alguma mensagem", conforme consta na Norma Brasileira de Regulamentação (NBR) 9050, que “visa proporcionar a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos, ao maior número de pessoas, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção”.
 
 

Alguns símbolos de acessibilidade…

 

Símbolo Universal de Acessibilidade da Organização das Nações Unidas – ONU

 

Acessibilidade ONU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Símbolo Universal de Acessibilidade acima foi desenhado pela Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública da ONU.  O desenho representa todas as vertentes da acessibilidade: serviços, tecnologias de comunicação, assim como o acesso físico.

 
O logotipo é o símbolo da esperança e da igualdade de acesso para todos e, para a sua criação, foi consultado um grupo composto por organizações da sociedade civil, juntamente com as organizações de pessoas com deficiência de diferentes países, chegando a um consenso global sobre o significado de acessibilidade.

Texto retirado da páginahttps://centroauditivoviver.com.br/blog/simbolos-de-acessibilidade-entenda-a-funcao-de-cada-um/

 

 

Símbolo do Braille

 

Braille 

 

O braille é a leitura e escrita tátil voltada para cegos e pessoas com deficiência visual. Muitos locais fornecem esse sistema através de panfletos, quadros, botões e outras sinalizações para atender às necessidades desse público. O alfabeto é feito de caracteres indicados por pontos em alto relevo.

Texto retirado integralmente da página: https://guiaderodas.com/voce-sabe-quais-sao-os-simbolos-de-acessibilidade-e-para-que-servem/



Símbolo de baixa visão

 

Baixa visão

 

O símbolo indica a presença de recursos para pessoas com baixa visão, que apresentam, geralmente, 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns. Tem-se como exemplos dessas ferramentas: óculos específicos, lupas e lunetas especiais, adaptações de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.

Texto retirado integralmente da página: https://guiaderodas.com/voce-sabe-quais-sao-os-simbolos-de-acessibilidade-e-para-que-servem/

 

A sociedade precisa se modificar para que toda pessoa possa exercer sua cidadania, um direito social. Estejamos atentos para fazer o que estiver ao nosso alcance.

CENTRO AUDITIVO VIVER (São Paulo). Símbolos de acessibilidade: entenda a função de cada um. [20--]. Disponível em: https://centroauditivoviver.com.br/blog/simbolos-de-acessibilidade-entenda-a-funcao-de-cada-um/. Acesso em: 23 jun. 2021.

SOARES, Letícia. Você sabe quais são os Símbolos de Acessibilidade e para que servem? 2020. Disponível em: https://guiaderodas.com/voce-sabe-quais-sao-os-simbolos-de-acessibilidade-e-para-que-servem/. Acesso em: 23 jun. 2021.

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ