Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

treinamentos e eventos

Treinamento do Portal de periódicos da CAPES e Bases de Dados

O Sistema de Bibliotecas organiza periodicamente treinamentos sobre o Portal de Periódicos da CAPES e diversas bases de dados. Estes são divulgados em nossa página, mas também podem ser requisitados por cursos e bibliotecas da UFRJ através do e-mail sibisibi.ufrj.br.

Curso OJS/SEER UFRJ para editores científicos da UFRJ

O sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ) oferece ao longo do ano, treinamentos no Software Open Journal System (OJS))/Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) para as equipes editoriais das revistas da UFRJ em formato eletrônico.

O objetivo institucional dessa atividade é fomentar o portal de periódicos da UFRJ, dar visibilidade a essas publicações e garantir preservação digital.

Com intuito de organizar a agenda de treinamentos de 2019, disponibilizamos um formulário para ser preenchido por quem tiver interesse em participar no próximo ano.

Rodas de conversa do SiBI

Espaço aberto para trocas de ideias e de experiências profissionais sobre temáticas que atravessam o campo da Biblioteconomia, com a participação de servidores do SiBI e de convidados de outras instituições de ensino brasileiras, surgiu de uma proposta apresentada no Mapeamento de Competências.

2020

Dia 04/11/2020:  Acessibilidade às bibliotecas universitárias, especificamente as experiências da UFRJ e da UFC.

Dia 18/11/2020: Memória Institucional, a importância da  preservação, divulgação,  segurança dos acervos e os desafios do tempo presente.

Dia 02/12/2020: Plataformas de serviços : a 5º geração de softwares para Bibliotecas.

28/04/2021: Fake news: as ações das bibliotecas no combate à desinformação

26/05/2021: Como funcionam os direitos autorais para os acervos digitais

30/06/2021: O incentivo à leitura através das redes sociais

Semana dos bibliotecários referencistas nas mídias sociais

Nos dias 10,11 e 12 de agosto, o Centro Referencial do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ promoveu a “Semana dos bibliotecários referencistas nas mídias sociais”. Nos dias 10 e 11 de agosto foram apresentadas as experiências das bibliotecas da UFRJ na gestão e produção de conteúdo das mídias sociais e  no dia 12 teve a palestra “Gestão estratégica de mídias sociais para as bibliotecas universitárias do SiBi/UFRJ“ com a convidada especial, Mayara Cabral.

10/8 - Bibliotecas no Youtube: desenvolvimento das habilidades informacionais dos usuários

11/8 - Produção de conteúdo para as mídias sociais das bibliotecas

12/08 - Gestão estratégica de mídias sociais para as bibliotecas universitárias do SiBI/UFRJ

Dia do Bibliotecário 2021: live “Põe a cara no sol, bibliotecári@!”

No dia 12 de março, data em que se comemora o profissional bibliotecário, o SiBI apresentou a live “Põe a cara no sol, bibliotecári@!” para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da informação ao longo da pandemia.

Dia do Bibliotecário 2021 - Parte da Manhã

Dia do Bibliotecário 2021 - Parte da Tarde

Programa de Capacitação de Gestores do SiBI/UFRJ 2020

O programa teve como tema Gestão de processos e gestão do risco de perda de conhecimento na administração pública

Palestra de abertura - Gestão do risco de perda de conhecimento com foco em unidades de informação

3ª parte do Programa de Capacitação dos Gestores do SiBI/UFRJ 2020: Compartilhamento de experiências

Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (CECI)

Organizado pelo SiBI a partir de 1987, O Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (CECI) é um evento que visa estimular a reflexão a respeito da realidade das bibliotecas brasileiras, sobretudo, nas de instituições envolvidas diretamente com a pesquisa.

A última edição em 2019 teve com o tema "SiBI 30 anos: as diversas faces da atuação bibliotecária no espaço UFRJ".

Programação do evento

Trabalhos apresentados

SNBU 2010: anais

Anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) de 2010, que aconteceu no Rio de Janeiro, sob organização da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU).

*Nossos eventos podem ser consultados na agenda.

Materiais dos treinamentos

Neste espaço serão disponibilizados os materiais utilizados nos treinamentos organizados pelo SiBI e cedidos pelas editoras.

Compendex - Treinamento online realizado pela Elsevier em 25/03/2020

SciFinder - Treinamento online realizaddo pela CAS em 7/05/2020

Material do treinamento

Web of Science e Kopernio - Treinamento online realizado pela Clarivate em 14/05/2020