Em agosto de 2018, o Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI), através de sua Coordenadora, a bibliotecária  Dra. Paula Mello, na presença de bibliotecários e servidores do Sistema, recebeu na Biblioteca Pedro Calmon (BPC) de membros, monge e monjas da Ordem Budista Fo Guang Shan, denominada Budismo Maaiana e, popularmente conhecida, como Budismo Humanista de Taiwan (Terra Pura e Zen), uma coleção de livros para que os alunos da UFRJ possam fazer contato com a arte budista e, assim, incentivar a compreensão e a tolerância entre as religiões.

Trata-se da Encyclopedia of Buddhist Arts (Enciclopédia das Artes Budistas), a qual compila de forma abrangente, a arte budista em todo o mundo. Contém cerca de 10.000 registros e mais de 14.000 imagens coloridas para atender às necessidades de estudiosos e leitores em geral, tornando-se uma excelente fonte de referência para as bibliotecas. A ampla variedade de registros da enciclopédia fornece um recurso importante para os campos da História da Arte, Antropologia, Estudos Asiáticos, História e Estudos Religiosos.

A coleção de 20 volumes inclui um volume de índice e é dividida em oito categorias:

1.       Arquitetura (4 volumes)

2.       Cavernas e esculturas rochosas (5 volumes)

3.       Escultura (4 volumes)

4.       Pintura (3 volumes)

5.       Caligrafia (1/2 volume)

6.       Gravação de selos (1/2 volume)

7.       Artefatos e artes decorativas (1 volume)

8.       Pessoas (1 volume)

A Fo Guang Shan já realizou doações desta coleção a várias instituições internacionais, tais como a National British Library e a National Library of Australia. No Brasil, além da UFRJ, a Biblioteca Nacional tambem foi contemplada com uma doação, se tornando as duas únicas instituições culturais da América Latina a possuírem a obra. Os monges e monjas do Templo Budista Fo Guang Shan – filial Rio de Janeiro e membros da Ordem de Taiwan –, capitaneados pelo Reverendo Mestre Huei-Kai e pela Mestra Miao Wei, sentiram-se muito honrados com a doação à Universidade.

A enciclopédia, que levou mais de uma década para ser concluída, foi produzida com o auxílio de monges, monjas e estudiosos internacionais garantindo  registros precisos tanto no campo acadêmico, quanto na tradição religiosa. A coleção pode agora ser consultada pela comunidade UFRJ.

A Enciclopdia          Paula e Reverendo Mestre Huei Kai          Grupo