As bibliotecas da UFRJ devem adotar os procedimentos relacionados abaixo quando receberem as teses e dissertações defendidas por videoconferência durante o período de excepcionalidade da pandemia de COVID-19.

Assinaturas na folha de aprovação - Nas defesas por videoconferência, durante o período de excepcionalidade, está suspensa a obrigatoriedade da assinatura dos membros da banca na folha de aprovação da tese ou dissertação. (Resolução CEPG nº 03/2019, 01 nov. 2019).  Somente o presidente da banca precisa assinar.

Arquivo em PDF - O aluno vai enviar por e-mail para a Secretaria Acadêmica de sua unidade o arquivo em PDF do texto final da tese ou dissertação e o formulário de autorização de disponibilização preenchido. É responsabilidade da Secretaria Acadêmica fazer a verificação da aprovação da defesa do aluno e cumprimento de possíveis exigências da banca com base na ata de defesa. A Secretaria deve enviar o arquivo e o formulário para Biblioteca que atende o curso.

Exemplar impresso - Depois do período de isolamento social, o aluno deverá entregar o exemplar impresso na Secretaria Acadêmica do curso, esta encaminhará para a biblioteca da unidade que deverá encaminhá-lo para compor o acervo da Central de Memória Acadêmica (CMA).

Texto na íntegra