Os podcasts são programas de áudio que os ouvintes podem escutá-los na hora que quiser. Por ser mais um tipo de fonte de informação disponível na atualidade, fizemos a curadoria de podcasts relevantes para os profissionais bibliotecários.

Confira a seleção de  21 podcasts que falam sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação com conteúdos em português.

Todos os podcasts encontram-se disponíveis através do Spotify.

“Biblioteco”

Discute sobre diversos assuntos ligados à Biblioteconomia, a partir de questões progressistas. O programa já possui dois episódios e pode ser acompanhado pelas principais plataformas digitais, abordando sobre a área de Biblioteconomia, literatura e ciência da informação. O programa recebe um convidado para falar sobre a profissão, o mercado de trabalho e temas como política e inclusão social, semanalmente.

Biblioteca em Prosa

Esse podcast é um projeto de expansão do Biblioteca em Prosa, que vem para discutir temas sociais, artísticos, culturais e educacionais relevantes para a nossa sociedade. Nascemos como uma página no Instagram e agora abrimos um diálogo por meio de áudio para alcançar mais pessoas e, principalmente, aprofundar e dinamizar nossas prosas.

BIBLIOQUÊ?

Podcast sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação realizado por graduandos da Universidade Federal do Amazonas.

BiblioCast

Um podcast para a galera se conectar nas ideias da biblioteconomia, ciência da informação e afins.

Transitando na Biblio

O Podcast do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro - CRB-7.

Biblio Tubers

Podcast sobre cultura digital, leitura, escrita e bibliotecas.

Foca na Info

Podcast sobre biblioteconomia e ciência da informação de forma simples para entender quem é o bibliotecário e o que faz

CImplifica

O primeiro podcast brasileiro de Ciência da Informação e suas áreas transdisciplinares (Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação)

Competência em Informação Instrumental

Aqui você poderá ouvir episódios com dicas, conteúdos informativos para capacitar e potencializar o uso dos recursos informacionais disponíveis, além de oportunizar a apropriação de estratégias que favoreçam as habilidades dos estudantes para produção do conhecimento científico na Universidade.

OldSchool Biblio

Um bate papo diferenciado sobre biblioteconomia e muito mais. Sem formalidade, sem Lattes, e com muita coisa legal.

Além das estantes

Pensando a Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir de uma visão crítica dos problemas da sociedade brasileira.

Panema Cultural

O Panema Cultural é um podcast desenvolvido pelos alunos da disciplina de Ação Cultural em Unidades de Informação, dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia da Universidade Federal Fluminense. O projeto foi idealizado como avaliação final da disciplina ministrada pela profª. Rosimere Mendes Cabral. No podcast, abrimos debates sobre temas como cultura, memória, difusão cultural e o papel do profissional da informação como mediador de cultura.

Planejamento em Unidades de informação

Traz a discussão do Planejamento em Unidades Informacionais, e da importância dessa atividade administrativa no escopo teórico da Biblioteconomia. Pois, o planejamento agrega serviços e produtos os quais ajudam a gerir a unidade informacional, seja ela física ou mesmo digital.

Podcast InformarÉ

Podcast do CRB-8 - Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região (SP)

Consciência e Informação

Um podcast feito por estudantes do programa de Pós Graduação em Ciência da Informação para compartilhar e conversar sobre nossas pesquisas e produções, com muita consciência. O projeto está vinculado ao PPGCI - UFPB.

Nepomuceno Estratégia Digital Nepô

Pioneiro da Internet brasileira, desde 92, doutor em Ciência da Informação, jornalista, autor, pesquisador, professor, palestrante e empreendedor.
Um dos primeiros a prestar consultoria estratégica digital no país com mais de 500 projetos realizados, 2 mil alunos atendidos (presencial ou a distância) - e centena de palestras proferidas pelo Brasil.
Escolhido Top 15 inovador pela Época Negócios e campeão de inovação pela Revista Info.

Revista AtoZ

Podcast quinzenal de entrevistas com autores dos artigos publicados na revista científica AtoZ - periódico interdisciplinar e de acesso aberto do PPG em Gestão da Informação, da UFPR. Este podcast é uma ação do projeto de extensão 'Ciência Aberta e a Gestão da Informação Científica', da UFPR.

DescompliCast

O DescompliCast é o podcast do projeto de extensão "DESCOMPLICA TCC: normas, estratégias e dicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso", coordenado pela Profa Dra. Alzira Karla, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Objetiva orientar a comunidade quanto ao planejamento, estrutura, normalização, escrita científica e alta performance na apresentação de trabalhos acadêmicos. Propõe-se a apresentar, em formato dinâmico e linguagem descomplicada, conteúdo de qualidade e de fácil compreensão à você que está em fase de elaboração de TCCs.

Cibercultura De Pierre Lévy

Este canal é destinado a falar sobre o filósofo, sociólogo e pesquisador Pierre Lévy, um grande pesquisador da área de ciência da informação e da comunicação e estuda impacto da Internet na sociedade. Este canal é realizado sob orientação da Profe Mestra da UEPB Maria Lúcia Serafim. Caminhe comigo para explorar sua vida, obras e conceitos!

Podcast do LTI Digital

Este é o Podcast do LTI Digital-UFBA. Escute conteúdo e notícias sobre Tecnologia na Ciência da Informação e Educação.

Biblio do Calmon

Aqui, se divulga conteúdo do universo da informação, livro, leitura e bibliotecas ao público do Calmon, mas também aos adeptos das bibliotecas escolares Brasil ou mundo afora.