O SiBI lamenta profundamente a partida de Luiz Pinguelli Rosa, professor emérito e titular do Programa de Planejamento Energético da Coppe e do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. Pinguelli era graduado em Física pela UFRJ, mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ e doutor em Física pela PUC-Rio. Pinguelli foi ainda diretor da Coppe por quatro mandatos e presidente da Eletrobrás, entre 2003 e 2004.

Suas pesquisas mais recentes se concentravam em planejamento energético, mudanças climáticas, além da epistemologia e história da ciência. Grande defensor do pensamento interdisciplinar na ciência, Pinguelli orientou dezenas de teses e dissertações de alunos com formações diversas.

Agraciado com diversos prêmios ao longo da carreira, é importante lembrar da sua intensa trajetória na divulgação da ciência, na defesa da universidade pública brasileira e da democracia, que se iniciou ainda na carreira militar, ao ser preso por não apoiar o Golpe de 64. Em 2016, Pinguelli deixou o cargo de secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que ocupava desde 2004, por discordar do impeachment de Dilma Roussef.

O SiBI se compadece na dor dos familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho de Pinguelli, que já deixa saudade.