10.png

Em 2021, durante uma reunião entre a coordenação do SiBI e os gestores das bibliotecas surgiu a ideia da elaboração da Política para o uso dos canais de comunicação digitais das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A partir dessa ocasião foi tomada a decisão de criar um Grupo de Trabalho (GT), envolvendo representantes da coordenação do SiBI e de algumas bibliotecas da UFRJ. O GT é coordenado pela bibliotecária Lídia da Costa Oliveira (SiBI) e é formando por Amanda Moura (SIBI) , Elaine de Oliveira França de Almeida (Biblioteca do NCE), Érica Quadros do Amaral (SiBI) , Jussara das Gracas Miranda Delfino (biblioteca do IPUB), Leonardo Talone Neto (Biblioteca do CFCH), Raquel Chagas  (Biblioteca da Maternidade Escola) e Verônica de Sá Ferreira (Biblioteca HU-IDT).

Ao longo de 2022, o grupo fez 13 reuniões, 11 online e 2 presenciais com objetivo de planejar e implementar uma política de comunicação capaz de orientar e esclarecer o público interno ( servidores das bibliotecas da UFRJ)  sobre temas importantes para a comunicação interna e externa, e estabelecer diretrizes para guiar a relação da coordenação do SiBI e das bibliotecas com seus usuários nos processos de comunicação.

O documento está na fase de revisão, e tem previsão de ser finalizado e divulgado até o primeiro semestre de 2023.