DSC_0198_MellSiciliano_1.JPG

Foto: Mell Siciliano/ SiBI UFRJ

No dia 28 de março, durante o Dia de Integração das Bibliotecas do SIBI/UFRJ aconteceu a primeira edição do Prêmio Mariza Russo.

A Biblioteca do Campus Duque de Caxias/UFRJ ganhou o prêmio na categoria PESQUISA E EXTENSÃO com 30,9% pelo projeto “Injustiças Ambientais de Duque de Caxias - TOXIC TOUR”.

No ano de 2017, em parceria com o Museu Vivo do São Bento (MVSB), foi criado o projeto de extensão “Os dez anos do Campus UFRJ Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade”.

Este projeto, aprovado internamente na UFRJ, teve 2 dimensões: 1a construção de um “acervo de memória” de formação do Campus UFRJ no município de Duque de Caxias e segunda realização de visitas guiadas a locais que apresentam graves problemas ambientais, situando-os dentro da história do município. Esta segunda atividade, denominada Toxic Tour. A atividades buscou, não só colocar a comunidade acadêmica do Campus Duque de Caxias e alunos de escolas públicas parceiras, frente a frente com comunidades de baixa renda que são mais diretamente afetadas por múltiplas formas de poluição, mas também fazer germinar ideias, eventualmente de caráter tecnológico, que possam minimizar estes efeitos. Através do fortalecimento da interação da UFRJ Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade com o Museu Vivo do São Bento, pretende-se, não só aumentar o sentimento de pertencimento de nossa Instituição ao município de Duque de Caxias, mas também, aproximar os alunos das escolas e a população local da comunidade acadêmica da UFRJ.

Para ler o projeto na íntegra, clique aqui.

FCC_9461.jpg

Foto: Bira Soares / Fórum de Ciência e Cultura UFRJ

Informações sobre a biblioteca:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://biblioteca.caxias.ufrj.br/

Endereço: Rodovia Washington Luis, Km 104,5, CEP 25625-970, BR-040 - Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias - RJ

Atendimento: Segunda à sexta-feira de 8h às 17h