A Academia Brasileira de Música (ABM) em parceria com a Biblioteca da Escola de Música da UFRJ finalizou o projeto de digitalização e catalogação do acervo do compositor e maestro José Siqueira (1907-1985).

Através de um convênio aprovado pela Congregação da Escola de Música da UFRJ, em 2018, o acervo foi transferido da Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) para a ABM. Durante esse período, o acervo foi catalogado e inserido na Base Minerva (catálogo online0) por Dolores Brandão, bibliotecária da UFRJ. Na catalogação e na digitalização foram incluídos também os manuscritos constantes no acervo da soprano Alice Ribeiro (1920-1988), esposa do compositor.

A digitalização foi realizada seguindo o padrão estabelecido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI) da UFRJ. Foram digitalizadas mais de 28 mil páginas de partituras e partes manuscritas.

A comunidade acadêmica da UFRJ e a sociedade podem pesquisar, a partir da Base Minerva, mais de 500 composições, entre obras vocais e instrumentais para solo, música de câmara, orquestra e óperas do maestro e compositor José Siqueira. No entanto, o acesso ao acervo digitalizado do maestro deve ser feito exclusivamente através da Biblioteca da Escola de Música, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..