um_defeito_de_cor.png

Publicado em 2006, o romance Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves inspirou o enredo da Portela em 2024.

O livro de 952 páginas conta a história da ex-escrava Luísa Mahin, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido, o abolicionista Luiz Gama.

O enredo baseado no livro brasileiro levou a Portela a ganhar o prêmio Estandarte de Ouro de 2024 nas categorias de melhor escola, melhor enredo e Personalidade: Vilma Nascimento, histórica porta-bandeira da Portela.

Após o desfile da Portela, a obra literária apareceu entre os mais vendidos na Amazon. Na UFRJ, os 5 exemplares do livro Um defeito de cor encontram-se disponíveis nas bibliotecas do CCMN e Faculdade de Letras.

Para pesquisar este e outros títulos, acesse a base minerva, catálogo online que reúne o acervo das 43 bibliotecas da Universidade.