Acontece_nas_bibliotecas_da_UFRJ_biblioteca_HU.jpg

Nesta terça-feira, 19/03, teve início a disciplina Treinamento Didático II - Busca bibliográfica do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrada pelas bibliotecárias da Biblioteca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) Eliana Rosa e Vanessa Mendonça e os docentes do POSCARDIO Gláucia de Oliveira e Roberto Pedrosa.

A partir destes encontros, que serão realizados semanalmente até junho na Biblioteca do HU, os discentes terão a oportunidade de aprender sobre e desenvolver uma revisão sistemática com o acompanhamento dos ministrantes.

Na primeira aula, foram abordados os tipos de revisão e as etapas da busca bibliográfica. Além disso, deu-se início a sistematização da pesquisa através do preenchimento de formulário para estratégia PICO utilizando como exemplos as pesquisas de discentes.

Participaram nove discentes do POSCARDIO e quatro bibliotecárias do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ):  Bárbara Nóbrega (Biblioteca do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC), Luiza Arias (Divisão Centro Referencial – SiBI), Luiza Hiromi (Biblioteca Eugênio Gudin –  CCJE),  Márcia de Lima (Biblioteca Jorge de Rezende – ME), Neide Verçosa e Silva (Biblioteca João Ferreira da Silva Filho – IPUB).