noticias_sibi_1.png

 

 

Nos dias 29 e 30 de maio aconteceu na sede do Instituto de Políticas Públicas en Derechos Humanos (IPPDH), em Buenos Aires,  a reunião técnica “Rede de Bibliotecas Especializadas em Direitos Humanos.

 

Na ocasião estiveram presentes representantes de bibliotecas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Josiane Alcântara, diretora da Divisão de Desenvolvimento de Bibliotecas (DDB), participou do evento representando o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

A atividade foi organizada no âmbito do Projeto IPPDH-FOCEM “Fortalecendo as instituições regionais do MERCOSUL para enfrentar contextos críticos e de emergência (pandemia e pós-pandemia) com políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos”. 

 

Durante dois dias foram compartilhadas experiências sobre o trabalho colaborativo em biblioteconomia e a possibilidade de replicar essas experiências com o propósito de aprender e sistematizar as lições aprendidas durante a pandemia de COVID 19 e pós-pandemia, para gerar uma plataforma de acesso público que permita fortalecer instituições regionais para enfrentar contextos críticos e emergenciais com políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos. 

 

Durante a reunião, considerou-se que a criação de uma Rede de Bibliotecas Especializadas em Direitos Humanos é um passo fundamental para a democratização da informação e do conhecimento que fortalece o processo de integração regional para promover políticas públicas com uma abordagem baseada em direitos.

 

Fonte: https://www.ippdh.mercosur.int/encuentro-tecnico-hacia-la-creacion-de-una-red-de-bibliotecas-especializadas-en-derechos-humanos-en-la-region/

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ