Na última quarta-feira, 2/10, a Divisão de Memória Institucional (DMI) do SiBI/UFRJ organizou uma visita técnica ao acervo do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas no Arquivo Nacional (AN), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). Participaram da visita bibliotecários do SiBI/UFRJ e bolsistas de iniciação científica da UFRJ e UERJ.
O Memórias Reveladas foi criado pela Casa Civil da Presidência da República, em 13 de maio de 2009, com o objetivo de incentivar a preservação e propiciar a difusão de informações contidas em acervos referentes à ditadura civil-militar.
Seu objetivo é reunir, organizar, divulgar e promover o debate a respeito das fontes produzidas à época.
O acervo do período 1964-1985 sob a guarda do Arquivo Nacional é composto por milhões de páginas de documentos textuais, fotografias, microfichas e microfilmes, além de mapas e filmes.
A visita contou com as falas de Luciana Lombardo Costa Pereira, coordenadora do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas e do servidor do AN, Rodrigo de Sá Netto.
Além disso, os visitantes tiverem a oportunidade de conhecer a sala de processamento técnico de documentos legislativos e judiciários escritos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), onde foram recebidos pela diretora Sheila e pelo historiador Gabriel Silva.