Em celebração ao título de "Capital Mundial do Livro 2025" concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO, e reafirmando a importância das Bibliotecas da UFRJ para a cidade, o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro lança o projeto “UFRJ Literária" que, entre suas principais atividades, contará com um Clube do Livro promovido pelas bibliotecas do sistema.
O clube tem como propósito principal promover a leitura, o pensamento crítico e o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A iniciativa pretende contribuir para que o ato de ler seja cada vez mais uma experiência coletiva e enriquecedora, conectando pessoas e ideias nos espaços das bibliotecas da UFRJ.
Com encontros mensais em 8 bibliotecas da universidade, cada mês será dedicado à discussão de uma obra literária de autores cariocas ou que ambientam suas histórias no Rio de Janeiro, proporcionando uma imersão na rica cultura literária da cidade. Os encontros contarão com a presença de um mediador e convidados especiais, trazendo diferentes perspectivas e aprofundando as discussões sobre os temas abordados nas obras escolhidas.
Fiquem ligados nas nossas mídias, em breve iremos divulgar informações sobre o primeiro encontro, que irá acontecer em abril.