O dia 10 de julho de 2025 se tornou um dia histórico no Brasil. A escritora mineira Ana Maria Gonçalves foi eleita como a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras(ABL).
Em 128 anos de existência, Ana Maria será a 13ª mulher a vestir o fardão da ABL. Ana Maria escreveu o premiado livro Um Defeito de Cor, que conquistou o Prêmio Casa de las Américas (2007) , foi eleito como melhor livro de literatura brasileira do século 21 pela Folha de S.Paulo e inspirou o samba-enredo da escola de samba Portela no carnaval de 2024 no Rio de Janeiro.
Para homenagear a mais recente imortal, destacamos aqui duas obras que fazem parte dos acervos das bibliotecas da UFRJ:Um defeito de cor (Disponível para empréstimos nas bibliotecas: Biblioteca Central do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN, Faculdade de Letras e Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS) e Ao lado e à margem do que sentes por mim (Disponível para empréstimos na biblioteca:Faculdade de Letras). Todos os livros podem ser pesquisados através da base minerva, catálogo online que reúne acervo das 43 bibliotecas da UFRJ.