Em 2019, mais algumas bibliotecas da UFRJ podem ser localizadas também nas páginas das redes sociais.

 

A biblioteca do Instituto de Física agora tem um canal no youtube no qual disponibiliza para os seus usuários vídeos divulgando os serviços da biblioteca e tutoriais de pesquisa nos recursos informacionais da UFRJ. 

 

Além disso, no Facebook e no Instagram é possível se manter atualizado com as atividades que acontecem pela Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia. 

 

 


 

 

 

Dia 14 de Novembro aconteceu a 1ª edição do Prêmio Paulo Freire. O prêmio promovido pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) premiou 86 iniciativas desenvolvidas por profissionais de educação das escolas e universidades da rede pública de ensino em nove categorias: projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; de experiência pedagógica na área de Inovação, Ciência e Tecnologia; e de Experiência Pedagógica na Educação do Campo.

 

Na ocasião, na categoria Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, a Biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ foi premiada pelo Projeto “XV Semana da Biblioteca do CAp UFRJ: ações de mediação da leitura inclusiva e acessível”.

 

Parabéns à equipe da biblioteca do CAP/UFRJ pelo trabalho desenvolvido com tanta competência.

   

 

 

 

 

 

Dia 27 de Novembro, o projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH),”Compartilhando Leituras” irá receber  Andréa Queiroz, diretora da divisão de memória institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI/UFRJ), com a palestra “A Trajetória d’o Pasquim (1969 – 1991): um alternativo que virou empresa” onde ela irá compartilhar com o público suas experiências na pesquisa com o Jornal O Pasquim, seu papel na luta pela democracia, sua trajetória como imprensa alternativa e seu término na década de 90 numa perspectiva diferente de sua criação.

 

“Compartilhando Leituras” é um projeto coordenado pela professora da Faculdade de Educação (FE) Rejane Amorim e pela técnica-administrativa Valdete Viana.

 

O projeto teve início na gestão 2018/2022 e promove encontros coordenados por convidados que compartilham uma temática de seu interesse com públicos variados e em espaços distintos. O objetivo é favorecer a aproximação do público em geral com especialistas em diferentes leituras.

 

 

 

 

A Biblioteca Jorge de Abreu Coutinho (IQ), em função da necessidade de mudança da coleção dos Chemical Abstracts (CAS) para o Ladetec, fará um breve curso sobre higienização de itens do acervo, para que a coleção CAS possa ser transferida nas devidas condições de higiene. 

 

O curso abordará a importância de manter o acervo limpo; os riscos que a falta de higienização traz à saúde e às coleções, e fará uma breve demonstração de procedimentos básicos de limpeza.

 

Aqueles que desejarem participar, favor confirmar presença pelo e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) até 22/11/19 . Será entregue certificado de participação.

 

 

 

 

O VII Seminário de integração dos técnicos- administrativos em educação (SINTAE) da UFRJ aconteceu entre os dias 11 e 14 de novembro.

 

O SINTAE 2019 teve a participação de vários servidores que atuam no Sistema de bibliotecas e informação e nas bibliotecas que fazem parte do SiBI.

 

Abaixo seguem os trabalhos que foram apresentados no evento:

 

  • Inclusão e acessibilidade nas ações de mediação da leitura na biblioteca do colégio de aplicação da UFRJ / Ana lúcia Ferreira Gonçalves, Leni Rodriguez Perez Fulco, Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira Valdez
  • Base de dados gerenciais (bager): ferramenta imprescindível para o planejamento e para a avaliação das bibliotecas que compõem o SIBI/UFRJ / Leila Dahia
  • Os desafios e dilemas enfrentados pela biblioteca Eugênio gudin/ccje/ufrj para adequar o acervo aos novos alunos ingressantes com deficiência visual/ Priscila Gonçalves Soares, Josiane Silva de Alcântara
  • Mapeamento e redesenho do processamento técnico de periódicos: uma proposta para biblioteca de obras raras do centro de tecnologia da universidade federal do Rio de janeiro / Fabiana Magno de Lacerda
  • 10º ceci: a experiência da criação de um evento acadêmico com método participativa da comunidade SIBI/UFRJ / Juliano Leal Camargo, Lídia Oliveira
  • Promovendo a acessibilidade nas bibliotecas universitárias: relato de experiência da biblioteca do núcleo de computação eletrônica no atendimento aos usuários com deficiência da UFRJ / Raquel de Melo Porto, Tatiana de Sousa Ribeiro, Cristina Correa Mamouros Santos
  • Repositório institucional Pantheon: relato de experiência da biblioteca do ct/ Moreno Barros
  • Avaliação da aplicabilidade de um museu virtual e as questões de direito autoral: um estudo de caso na biblioteca plínio sussekind rocha – IF/UFRJ/ Robson da Silva Teixeira, Bárbara Michelle de Melo Nóbrega, Natália de Castro Soares, Maria Gorete Melo da silva
  • Construindo bibliotecas universitárias acessíveis / Rita de cássia oliveira gomes
  • Do discurso à prática: construindo a política de acessibilidade e inclusão / Rita de cássia oliveira gomes
  • Quiz da biblioteca: uma atividade de interação com a comunidade / Danielle dos Santos, Kamila Medeiros Pinto, Leonardo Soares dos Santos de Santana, Soraia Capello
  • Mapeamento de competências no serviço público: uma experiência com os servidores das bibliotecas da UFRJ/ Leila Dahia
  • Avaliação do nível de atendimento do serviço prestado na biblioteca josé de alencar, da faculdade de letras da universidade federal do rio de janeiro. / Ivani gama ferreira, Nathália figueiredo de azevedo
  • A importância da avaliação das bibliotecas universitárias pelo mec para a nota dos cursos de graduação. / Thayane Viana Sousa
  • Os impactos do decreto-lei 477 (1969) no esvaziamento científico, cultural e político na UFRJ. / Andrea Cristina de Barros Queiroz

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ