Fontes de pesquisa da ufrj

Acesso remoto integrado: Proxy e CAFe

O acesso remoto é um serviço oferecido aos alunos, professores e demais servidores da UFRJ. Com este acesso, nossos usuários podem pesquisar no Portal de Periódicos CAPES e demais assinaturas mantidas pela Instituição fora dos campi.

Busca Integrada

Busca integrada é o serviço de descoberta da UFRJ que faz a pesquisa e recuperação em diversos acervos mantidos, adquiridos ou assinados pela universidade.

Atualmente são reunidos o acervo da Política de Preservação Digital da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Repositório institucional Pantheon, da Biblioteca Digital de Obras Raras, do Portal de Periódicos da UFRJdo Portal de Conferências da UFRJ e do Directory of Open Access Books.

Catálogo: Base Minerva

Sistema integrado de busca aos acervos das bibliotecas e Centros de Documentação da UFRJ. Inclui, livros, arquivos multimídia, teses e dissertações, periódicos, partituras, material museológico e demais documentos.

Clique aqui e saiba como usar o catálogo on-line

E-books da UFRJ

E-books adquiridos pela UFRJ que estão disponíveis através do Acesso Remoto integrado ( via CAFe e Proxy)

Biblioteca Digital de Obras Raras

Repositório institucional das coleções de Obras Raras das bibliotecas da UFRJ.

Pantheon: Repositório Institucional da UFRJ

Pantheon tem o objetivo de coletar, preservar e divulgar a produção acadêmica digital da comunidade da UFRJ. São os ativos do repositório, além de teses e dissertações da UFRJ, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores, funcionários administrativos e alunos de mestrado e doutorado.

Clique aqui e saiba como usar o repositório institucional

Diretório de Revistas da UFRJ

O Diretório de Revistas da UFRJ  tem o objetivo de identificar, reunir e divulgar os periódicos correntes, eletrônicos e impressos, editados na UFRJ em seus diversos campos de atuação (em atualização).

Portal de Periódicos da UFRJ

Portal que abriga revistas produzidas na universidade e utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a partir da versão do Open Journal Sistem (OJS).

Portal MIDIATECA DA FAU/UFRJ

Portal disponibiliza os Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) dos últimos anos. Trata-se de uma base de dados de grande valia não apenas para a difusão do acervo, como também para a análise e reflexão teórica da produção recente da FAU. A plataforma permitirá uma visão panorâmica importante da produção do curso, ajudando a identificar tendências e questões no ensino e prática do projeto.

Memória Institucional da UFRJ

Fonte de informação dos acervos documentais escritos, iconográficos, cartográficos, arquitetônicos, artísticos e orais que representam a história e a memória da UFRJ. Podem ser encontradas fotografias, obras de artes, trechos de discursos dos antigos reitores, decretos, entre outras fontes históricas. Encontram-se, ainda, informações sobre os cursos sobre a História da UFRJ, o áudio e os livros da série de Seminários "Memória, Documentação e Pesquisa".

periódicos para comunidade UFRJ

Royal Society

Periódicos que contemplam as áreas de Física, Matemática, Engenharias, História das ciências , Ciências biológicas, Geociencias e Meteorologia.

Duke University Press

É focada principalmente nas áreas de ciências humanas e sociais, sendo também reconhecida por seus periódicos em matemática.

e-books em acesso aberto

Link para acesso às relações de e-books gratuitos

Sites que disponibilizam e-books gratuitos

Fontes de informação sobre o Coronavírus

A fim de sanar dúvidas e levar informação confiável a todos sobre o Coronavírus, elencamos alguns sites, aplicativos e bases de dados que estão disponibilizando informação sobre o tema.

outras fontes de pesquisa

Portal de Periódicos Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de milhares de textos e conteúdos audiovisuais, bem como centenas de bases de dados de publicações científicas e patentes.

Guia para utilizar nova interface do portal em 2021

Como fazer o acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes via CAFe

Tutorial de uso do Aplicativo.periodicos

Guia de referência Web of Science em Português

Base de dados Health Business Elite

acesso disponível até dezembro de 2022

Como fazer o acesso a Health Business Elite:

Para acessar a base de dados dentro da UFRJ, clique aqui

Para fazer o acesso remoto via CAFE, clique aqui.

Porto Livre - Portal de livros em acesso aberto

Plataforma para livros em acesso aberto do Icict/Fiocruz reúne livros em formato digital, oferecendo acesso livre a centenas de títulos com temáticas que interligam comunicação, informação, saúde pública e ciências sociais.

Portal Jurídico Brasil

O Portal Jurídico Brasil é o "Portal dos portais" uma iniciativa inovadora e tem por objetivo reunir todo conteúdo jurídico em um mesmo local. É uma forma rápida e inteligente de buscar informação jurídica, maximizando a sua eficácia e minimizando o investimento de tempo e recursos. Portal Jurídico Brasil disponibiliza um conjunto de informações úteis sobre todos os temas ligados ao direito e uma gama de outros Portais Jurídicos de elevada qualidade, garantindo assim um conjunto de parceiros, líderes nas suas áreas de atuação.

Bibliografias selecionadas: Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPG)

Manual Preservação  Conservação e Higienização de Obras Bibliográficas

Política de Preservação Digital da Fundação Biblioteca Nacional (FBN)

O documento estabelece princípios para a conservação preventiva, o gerenciamento de riscos e a difusão do acervo digital da instituição.