Solange Viegas, bibliotecária da Faculdade de Letras da UFRJ e Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, desenvolveu um módulo de higienização multifuncional que tem por objetivo auxiliar as instituições na preservação de seu patrimônio documental. O módulo possui um compartimento para receber a sujidade, uma gaveta para guardar o material de higienização e um filtro que pode ser descartado ao final do trabalho. Também possui iluminação própria e dimensões que permitem sua portabilidade e compartilhamento. Além disso, ele é cerca de 80% mais barato que o equipamento similar atualmente disponível no mercado. A bibliotecária espera que o valor reduzido possa atender a um maior número de bibliotecas e instituições, auxiliando na importante tarefa que é a preservação de seus acervos.

O equipamento gerou um novo pedido de registro de desenho industrial em nome da Universidade junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Para ler o texto na íntegra acesse a página da Agência UFRJ de Inovação.

modulo de higienização