Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Para celebrar a data, a Biblioteca Central do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (BC/CCMN) exibirá exposição salientando a importância do dia 20 de novembro para a visibilidade, resistência e luta de negras e negros do Brasil.

Serão expostos diversos exemplares que fazem parte do acervo “Ciranda do Livro”, que completa 25 anos em 2019, escritos por autoras e autores negros. Além disso, estarão expostas a história, biografia e bibliografia de diversos desses autores e autoras que ajudam a compor a literatura afro-brasileira.

A exposição se iniciará em 18 de novembro e fica em exibição até o dia 6 de dezembro na Biblioteca Central do CCMN sempre de segunda à sexta-feira, de 8:00 às 20h30.

 

Link para o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/507611956755399/

 

 

 

Os Sistemas de bibliotecas da UFRJ e da UNIRIO e a Nabuco Incorporation convidam a todos para a exposição Egito: A antiguidade com olhares de modernidade.

 

A exposição mescla os acervos da UFRJ e da UNIRIO em formatos impressos e digitais, além de peças arqueológicas do Antigo Egito com a modernidade das Tecnologias de Informação e Comunicação, através de projeções holográficas desenvolvidas pela Nabuco Incorporation.

 

Utilizando recursos tecnológicos de última geração, o visitante poderá observar, através de um dispositivo móvel, a cultura material dessa civilização, visualizando, na palma de sua mão, os principais artefatos arqueológicos, destacando-se: o Busto de Nefertiti, o Baú de Tutancâmon, a Pedra de Roseta, o Sarcófago de Aquenáton e outras relíquias.

 

O aplicativo EGT AR (Egito AR) estará disponível gratuitamente para visualizar em holograma os artefatos arqueológicos na exposição.

 

A exposição será inaugurada no dia 19 de Novembro e ficará aberta até o dia 6 de Dezembro, de segunda à sexta-feira das 9h as 21h na biblioteca Central da UNIRIO.

 

 

 

 

O GT de Educação Especial e Inclusiva do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp) realizará no dia 6 de novembro a Roda de Conversa “Olhares sobre a Educação Especial: vivências, experiências escolares, familiares e discentes”.

O evento acontecerá no auditório do Colégio de Aplicação, localizado na Rua J. J. Seabra s/n, na Lagoa e tem inscrições gratuitas, que podem ser realizadas no link: https://tinyurl.com/capinscricao

 

 

 

 

Em comemoração ao dia do Servidor Público, a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) está realizando uma série de encontros nos diferentes campi da UFRJ com a temática “Construindo Relações Interpessoais Saudáveis no Ambiente de Trabalho” e no dia 5 de novembro o encontro será realizado na Praia Vermelha em parceria com o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

 

Programação:

De 10h às 14h em frente às Decanias do CFCH e CCJE - Caravana da Saúde realizada pela Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) que oferecerá serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, diabetes, colesterol, distribuição de preservativos, orientação postural, rodas de conversa sobre saúde do trabalhador, entre outras.

 

De 14 às 17h no Auditório Manuel Maurício (Prédio da Decania do CFCH) - Apresentação da PR-4 “Construindo Relações Interpessoais Saudáveis no Ambiente de Trabalho”: compartilhamento de experiências entre os integrantes da mesa e os presentes, seguido de espaço aberto para relatos, vivências e questionamentos.

Composição da mesa:

Vânia Glória Alves de Oliveira, Diretora da Seção de Atenção Psicossocial/CPST (mediadora), Luciene Lacerda, professora da UFRJ, doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação/UFRJ e Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências da UFRJ, Fernanda Vieira, professora adjunta I da UFRJ e doutoranda em Ciências Sociais, Tulia Barbosa, servidora da UFRJ e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ.

 

O quarto e último encontro será realizado no dia 7 de novembro no Campus Duque de Caxias.

 

 

 

No dia 1º de Novembro, sexta-feira, às 15h, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos receberá o Prof. Dr. Sean Flynn, da American University Washington College of Law, para falar sobre Direitos Autorais, Pesquisa e Inovação.

Os Tratados Internacionais de Direitos Autorais criam um conjunto de padrões obrigatórios que estão sujeitos a limitações e exceções para permitir diversos usos essenciais à pesquisa e educação, bem como para criar um ambiente de inovação sustentável. As ferramentas modernas de pesquisa de mineração de textos e dados apresentam oportunidades para expandir radicalmente o que podemos saber sobre o mundo ao nosso redor. Mas o uso destas tecnologias permanece ilegal sob as regras de direitos autorais em vigor em grande parte do mundo atualmente.

O Professor Sean Flynn abordará as oportunidades e desafios de reformar a Lei de Direitos Autorais para permitir as promessas da pesquisa digital hoje. Sua apresentação incluirá o exame do potencial de reforma do sistema internacional de direitos autorais para reconhecer um conjunto de direitos de acesso ao conhecimento e à informação, incluindo direitos de uso de materiais protegidos por direitos autorais para pesquisa, educação, preservação cultural por bibliotecas, museus e arquivos, bem como para a promoção da inovação.

A mediação será feita pelo Prof. Dr. Allan Rocha de Souza (PPED/UFRJ - UFRRJ/ITR - INCT Proprietas).

 

O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

Endereço: Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ