12_seminario_2024.png

 

 

A partir da efeméride dos 60 anos do golpe militar de 1964, aconteceu nos dias 25 e 26 de abril de 2024, no auditório Pedro Calmon, o 12º Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: os 60 anos de 1964 e os impactos na UFRJ.

 

O evento, organizado pela Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (DMI/SIBI/UFRJ), teve como o objetivo promover o debate entre a comunidade acadêmica e a sociedade sobre os impactos da ditadura civil-militar nas instituições de ensino e pesquisa e, sobretudo, na UFRJ.

 

Além disso, no dia 25 de abril, durante o evento, foi inaugurada a Exposição virtual: "Os 60 anos de 1964 e os impactos na UFRJ", com curadoria da historiadora Andréa Queiroz, diretora da DMI.

 

No nosso instagram tem um conteúdo sobre o seminário também.

 

 

 treinamento_sibi_para_fau.jpg

 

 

No dia 25/04 o SiBI esteve presente na matéria de Metodologia da Pesquisa da turma de mestrado do programa de Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq) à convite das professoras da disciplina. Estiveram presentes a coordenadora do SiBI, Paula Mello; Amanda Moura, diretora do Centro Referencial, que mostrou alguns recursos de pesquisa disponíveis para a área de arquitetura e Mell Siciliano,bibliotecária da Divisão de Processamento Técnico, apresentando o Repositório Institucional Pantheon. Após a aula, os alunos e professores seguiram para uma visita guiada na Biblioteca Integrada.

 

 

projeto_memoria_sibi_2.png

 

O projeto Memória SIBI organizado pela Divisão de Memória Institucional do SiBI realizou no dia 17/04, a entrevista com Fátima Raposo, bibliotecária que contribuiu para a implementação do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ na década de 1980.

 

Bibliotecária e Mestre em Ciência da Informação, ela se tornou bibliotecária da UFRJ na década de 1960 na Faculdade Nacional de Filosofia, na década de 1970, se tornou chefe da Biblioteca da COPPE e posteriormente do CT e A entrevista foi realizada pela Historiadora e diretora da Divisão de Memória Institucional/SIBI/UFRJ, Andréa Queiroz.


A entrevista foi realizada na Biblioteca Pedro Calmon, Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha.

 

inauguracao_biblio_ccs.png

 

Dia 8 de abril de 2024 foi um dia muito importante para a Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e para o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) com a reabertura da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde - CCS para a comunidade acadêmica , inaugurando o módulo 1 de sua restauração.

 

Na cerimônia de abertura estavam presentes, a reitora em exercício Cássia Tucci, o decano do CCS Luís Enrico Nasciutti, o deputado Glauber Braga, a coordenadora do SiBI Paula Mello e a pró reitora de Graduação Maria Fernanda Quintela. A chefe da biblioteca, Celeste velasco Torquato falou muito bem sobre o esforço coletivo da equipe na organização do grande acervo e dos novos espaços . Abre-se um novo ciclo marcado pela continuidade dessa restauração visando alcançar o potencial fantástico que essa equipe pode proporcionar à universidade num espaço adequado, digno e funcional.

 

Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde - CCS

Responsável: Celeste Velasco Torquato

Telefone: (21) 3938-6716

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://www.bib.ccs.ufrj.br/site/index.html

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, nº 373, Bloco L, CEP 21941-902, Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ

Atendimento: Segunda a sexta-feira de 7h às 20h

Assuntos: Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fitoquímica, Farmácia, Odontologia, Química de Produtos Naturais, Biologia, Dança, Gastronomia

 

Acontece_nas_bibliotecas_da_UFRJ_biblioteca_HU.jpg

 

Nesta terça-feira, 19/03, teve início a disciplina Treinamento Didático II - Busca bibliográfica do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrada pelas bibliotecárias da Biblioteca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) Eliana Rosa e Vanessa Mendonça e os docentes do POSCARDIO Gláucia de Oliveira e Roberto Pedrosa.

 

A partir destes encontros, que serão realizados semanalmente até junho na Biblioteca do HU, os discentes terão a oportunidade de aprender sobre e desenvolver uma revisão sistemática com o acompanhamento dos ministrantes.

 

Na primeira aula, foram abordados os tipos de revisão e as etapas da busca bibliográfica. Além disso, deu-se início a sistematização da pesquisa através do preenchimento de formulário para estratégia PICO utilizando como exemplos as pesquisas de discentes.

 

Participaram nove discentes do POSCARDIO e quatro bibliotecárias do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ):  Bárbara Nóbrega (Biblioteca do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC), Luiza Arias (Divisão Centro Referencial – SiBI), Luiza Hiromi (Biblioteca Eugênio Gudin –  CCJE),  Márcia de Lima (Biblioteca Jorge de Rezende – ME), Neide Verçosa e Silva (Biblioteca João Ferreira da Silva Filho – IPUB).

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ