Estão abertas as inscrições para o IX Seminário Memória, Documentação e Pesquisa, organizado pela Divisão de Memória Institucional do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação.

O seminário acontecerá nos dias 18 e 19 de Setembro e o tema deste ano será "Políticas de preservação, disseminação, processamento técnico e segurança de acervos raros nas instituições públicas".

Para mais informações, programação e inscrições clique aqui.

 

Banner do nono seminário memória

 

 

 

 

Acontecerá no dia 21 deste mês o II Seminário Especial da Biblioteca do Museu Nacional com o tema "Lugar de Memória: o acervo da biblioteca do Museu Nacional como patrimônio cultural".

Para se inscrever acesse a página do evento no site do Museu Nacional. 

 

 

O VI Sintae (Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos em Educação) tem sido realizado desde 2013, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e visa a compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos técnicos-administrativos em educação das classes A, B, C, D e E de instituições públicas de ensino superior de todo o país.

 

 

 

 

Esta edição acontecerá entre os dias 22/10/2018 e 26/10/2018, das 9h às 13h, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária, no município do Rio de Janeiro, e abrangerá os seguintes eixos temáticos: Gestão Pública e Universidade, Ensino, Pesquisa e Extensão e Saúde e Meio Ambiente.

 

Os interessados em participar do evento poderão se inscrever nas, nas seguintes modalidades:

A) participação como ouvinte; B) apresentação oral; C) apresentação de pôster.

As inscrições para as modalidades B e C encerram em 15/7/2018. As inscrições para ouvintes permanecem abertas até 21/9/2018.

 

Mais informações podem ser obtidas no edital de divulgação e chamada para submissão de trabalhos, disponível no site sintae.pr4.ufrj.br.

 

Fonte: Sintae

 

 

 

 

No dia 28 de junho, durante Sessão Especial do Conselho Universitário (CONSUNI), foi aprovada a emenda ao Estatuto da UFRJ que reestrutura o Fórum de Ciência e Cultura - FCC.
Esta emenda formaliza a existência do SiBI, da Casa da Ciência, bem como cria a Universidade da Cidadania, o Sistema Integrado de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e o Núcleo de Rádio e TV. 
 
 
Imagens de Paula Mello, coordenadora do SiBI, em entrevista à WebTV UFRJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Lutamos e esperamos pela formalização dessa institucionalização há 4 anos. É uma grande vitória." 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

No dia 13 de junho, recebemos outra parte das homenagens recebidas pelo ex-Reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira que estavam guardadas em cofre do Fórum de Ciência e Cultura.

 

 

 

Esses objetos serão devidamente catalogados e incorporados à coleção Aloisio Teixeira que está na Biblioteca Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha.

 

 

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ