Pesquisar

Links

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

Panorama: estatísticas das bibliotecas

 

  

Apresentação elaborada e apresentada, no último treinamento, pela bibliotecária Érica Resende (CFCH) sobre o Sistema de Bibliotecas e Informações e os diversos serviços e ferramentas para apoio à Pesquisa na universidade.

 

As demais apresentações do treinamento estão em: http://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/61-apresentacoes-do-treinamento-de-recursos-informacionais-e-portal-capes

 

 

 

Até dia 31/05/2017 está liberado para acesso a texto completo para a UFRJ o Complete Chicago Package, uma coleção de 72 periódicos interdisciplinares nas áreas de Economia, Ciências Humanas e Sociais, Arte e História da Arte, Literatura, Direito, Ciência Política, Ciências, História e Educação da University of Chicago Press.

 

 

 

 

As revistas podem ser acessadas em http://www.journals.uchicago.edu/ ou através da lista abaixo:

 

 

 

ARTE E HISTÓRIA DA ARTE

 

Afterall: A Journal of Art, Context and Enquiry

American Art

Archives of American Art Journal

Art Documentation: Journal of the Art Libraries Society of North America

Gesta

Getty Researcg Journal

Metropolitan Museum Journal

Res: Anthropology and aesthetics

Source: Notes in the History of Art

Speculum

I Tatti Studies in the Italian Renaissance

West 86th: A Journal of Decorative Arts, Design History and Material Culture

Winterthurt Portfolio

 

 

ECONOMIA

 

Economic Development and Cultural Change

Innovation Policy and the Economy

Journal of the Association of Environmental and Resource Economists

Journal of Human Capital

Journal of Labor Economics

The Journal of Law and Economics

Journal of Political Economy

Marine Resource Economics

NBER Macroeconomics Annual

Supreme Court Economic Review

Tax Policy and the Economy

 

EDUCAÇÃO

 

American Journal of Education

Comparative Education Review

The Elementary School Journal

Schools: Studies in Education

 

 

HISTÓRIA

 

American Political Thought

Critical Historical Studies

History of Humanities

History of Religions

HOPOS: The Journal of the International Society for the History of Philosophy of Science

Isis

The Journal of Modern History

The Journal of Near Eastern Studies

Osiris

 

 

CIÊNCIAS HUMANAS

 

Classical Philology

Critical Inquiry

Ethics

International Journal of American Linguistics

KNOW: A Journal on the Formation of Knowledge

Modern Philology

The Papers of the Bibliographical Society of America

Philosophy of Science

Signs and Society

Signs: Journal of Women in Culture and Society

 

 

DIREITO E CIÊNCIA POLÍTICA

 

The China Journal

Journal of Law and Courts

The Journal of Legal Studies

The Journal of Politics

Polity

Social Service Review

The Supreme Court Review

 

 

ESTUDOS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS

 

English Literary Renaissance

Renaissance Drama

Renaissance Quarterly

 

 

CIÊNCIAS

 

The American Naturalist

The Biological Bulletin

Freshwater Science

International Journal of Plant Science

The Journal of Geology

Physiological and Biochemical Zoology

Pulmonary Circulation

The Quarterly Review of Biology

 

 

CIÊNCIAS SOCIAIS

 

American Journal of Sociology

Crime and Justice

Current Anthropology

Journal of Anthropological Research

Journal of the Association for Consumer Research

Journal of the Society for Social Work and Research

The Library Quarterly: Information, Community, Policy

 

 

 

 

13 de maio é considerada a data em que foi assinada a Abolição da Escravatura, entretanto é necessário recordar que a vida do povo negro brasileiro continuou a sofrer com o racismo institucional e estrutural presentes no país. Além disso, descobriu-se que práticas nazistas encontraram lugar cativo em terra brasilis durante os anos 30, cerca de 40 anos após a mudança legislativa - fato que evidencia a falta de fiscalização e cuidado com a vida dos negros no Brasil. Tendo em vista esse histórico e no intuito de fomentar reflexões e discussões sobre temas tão atuais, o Cineclube BiblioAló apresentará uma sessão de cinema com o filme Menino 23: infâncias perdidas no Brasil.

 

 

 

FICHA

Ano: 2016

Direção: Belisario Franca

Roteiro: Bianca Lenti, elisario Franca

Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Aos 83 anos, dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

 

 

 

 

Abaixo, disponíveis as apresentações do treinamento de ferramentas e recursos informacionais para a comunidade que aconteceu nos dias 3 e 4 de maio de 2017. Além de conteúdos gerais sobre o acervo da UFRJ e suas coleções, foram apresentadas as coleções do Portal CAPES disponíveis para a universidade, bem como as bases da EBSCO, Web of Science, Scopus e Cambridge core. 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas fotos do treinamento do Portal CAPES e recursos informacionais para a comunidade UFRJ, que aconteceu nos dias 3 e 4 de maio de 2017 no Campus Cidade Universitária (Fundão) e Praia Vermelha. 

 

Nesta edição tivemos as apresentações das colegas bibliotecárias Amanda Moura (Biblioteca do Instituto de Física) e Érica Resende (Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas) e recebemos representantes da Cambridge University Press, Vera Medeiros e da EBSCO, Antonio Ribeiro Butters. Ambas bases estão disponíveis para usuários da UFRJ que utilizam o Portal CAPES. 

 

 

Treinamento de recursos informacionais e Portal CAPES para UFRJ

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ