Pesquisar

Links

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

Panorama: estatísticas das bibliotecas

 

 

O Cineclube está de volta! Neste mês de março voltaremos às aulas em conjunto com a campanha 21 dias de Ativismo Contra o Racismo.



 

Para iniciarmos esse ano letivo de 2017 "travaremos" um debate sobre Racismo no Brasil através dos filmes:

 

- Alguém Falou de Racismo

Sinopse:
Em uma sala de aula, um grupo de jovens se desentende por causa de uma declaração racista de um deles dirigida a uma colega. A moça se ofende, a professora de Português intervém e sugere que eles levem o tema para o professor de História, que certamente poderá ajudá-los no debate. O professor propõe mais do que um debate: os leva-os a refletir sobre o racismo na nossa sociedade, a buscar as origens do preconceito racial e, além disso, a envolver outras pessoas na discussão, resultando num belo trabalho em grupo, depois apresentado para toda a turma.
Intercalando esta ação, depoimentos de líderes do movimento negro, estudiosos e pessoas vítimas de racismo. Educação, saúde, mercado de trabalho, políticas de ação afirmativa, consciência e cidadania são alguns dos tópicos abordados ao longo deste trabalho. O vídeo faz parte da campanha Direitos são pra valer, que visa auxiliar professores, alunos e seus familiares a reconhecerem as diferentes formas de racismo e a propor ações para superá-las. A iniciativa teve por objetivo trazer a questão ao debate público e fortalecer a implementação da Lei 10.639/2003, que instituiu a disciplina História e Cultura dos Afro-brasileiros nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Duração: 23'

 

- D.O.R
Sinopse:
Através de depoimentos pessoais, utilizando-se de gestos e sem falas, o tema DOR e racismo é retratado pelos atores da Cia. de Teatro OS CRESPOS neste documentário poético/experimental.

Duração: 4'

 

- Ser ou Não Ser?
Sinopse:
Através de depoimentos pessoais, o racismo é discutido pelos atores da Cia. de Teatro OS CRESPOS neste documentário experimental.

Duração: 09'49''

 

- Cores e Botas
Sinopse:
Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

Duração: 16'

 

 

*O Cineclube BiblioAló é uma iniciativa da Biblioteca do Alojamento da UFRJ e sempre apresenta sessões de filmes seguidos de debate. 

 

 

 

                    Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ

Av. Pasteur 250, sl. 106 - Cep.: 22290-902 Urca - Rio de Janeiro / RJ.Tel.: 55 + 21 + 2295.1397        

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ