No Brasil, o dia 15 de outubro celebra o dia dos professores e professoras.
A data foi escolhida em referência a d. Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.
No entanto, vale ressaltar que o dia só passou a ser comemorado em 1963, durante o governo de João Goulart.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm
Para homenagear esses profissionais essenciais para formação de todas as outras profissões, selecionamos 20 e-books gratuitos disponíveis pelas editoras acadêmicas que tratam sobre a realidade dos professores e professoras:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Condições de trabalho e saúde do professor
Diálogos com os professores: práticas e reflexões sobre a inclusão escolar
Diálogos entre a universidade e a escola na (trans)formação de professores de línguas
Ensino médio n. 2: estado atual, políticas e formação de professores
Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POR UMA RESSIGNIFICAÇÃODO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
FORMAÇÃO INICIAL CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM CONTEXTO DE FRONTEIRA
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES:o múltiplo e o complexo das práticas educativas
Impactos da violência na escola um diálogo com professores
LIBRAS e o processo de formação continuada de professores: discussões teóricas e metodológicas
O Ofício do Professor: Reflexões sobre práticas pedagógicas
OS SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:o percurso de uma professora
Políticas educacionais: neoliberalismo, formação de professores, tecnologia, diversidade e inclusão
Professor, ensino médio e juventude: entre a didática relacional e a construção de sentidos
Tecnologias da informação e da comunicação e formação e prática de professores