Saracevic_e_UFRJ_dissertacoes_realizadas_sob_sua_orientacao.png

No dia 5 de outubro, o professor emérito de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Escola de Comunicação e Informação da Rutgers, Tefko Saracevic faleceu.

Ao longo dos anos, realizou pesquisas e publicou diversos trabalhos sobre: teste e avaliação de sistemas de recuperação de informação e bibliotecas digitais; noção de relevância na ciência da informação; aspectos humanos na interação humano-computador na recuperação da informação; estudos de usuários e uso em ciência da informação e biblioteconomia; análise de desempenho dos motores de busca na Web, e vários aspectos das bibliotecas digitais.

O Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ lamenta o falecimento do professor e homenageia sua trajetória profissional fazendo um levantamento de dissertações que foram orientadas por ele e podem ser pesquisadas e acessadas através da base minerva:

Análises bibliométricas da produção científica dos grupos de pesquisa sobre física do estado sólido na América Latina /Fernandez, Rosali Pacheco.

Análise comparativa da aquisição e circulação de periódicos em bibliotecas da Unversidade de São Paulo na área médica e afim : uma metodologia bibliométrica /Ippolito, Celina.

Análises da comunicação entre autores no campo da literatura brasileira de tecnologia de alimentos /Di Giorgi, Maria Luiza Andrade

Análise descritiva das atividades de pesquisa em química no Brasil, relativas a 1973 /Paranhos, Wanda Maria Maia da Rocha.

Comportamento bibliométrico da língua portuguesa como veículo de representação da informação /Maia, Elza Lima e Silva.

Distribuição da literatura geológica brasileira : estudo bibiométrico /Figueiredo, Laura Maia de.

Estudo bibliométrico da literatura brasileira de esquistossomose /Oliveira, Margarida Pinto.

Estudo comparativo de julgamentos de relevância do usuário e não-usuário de serviços de disseminação seletiva da informação /Figueiredo, Regina Celia.

Investigação sobre a influência das variáveis tempo e assunto no vocabulário de um autor : uma análise bibliométrica da língua portuguesa como tentativa de estabelecer uma metodologia mais geral para a determinação de um texto / Dusilek, Darci.

Investigação sobre parâmetros de projeto de sistemas de recuperação da informação : abordagem teórica e aplicação prática em um ambiente universitario /Rossete, Leila Maria Torres.

Relações bibliométricas entre a frente de pesquisa (Research Front) e revisões da literaturas : estudo aplicado a ciência da informação /Braga, Gilda Maria

Usuários de uma biblioteca universitária : estudo realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco /Lima, Maria Lectícia de Andrade.